quarta-feira, 20 de maio de 2009

E ele acreditou...

"a f1 como há muito tempo não se via" (Galvão Bueno, 1943 - 1994)

E tem-se que dar ouvidos ao narrador. Os números não mentem, quem mente é quem os manipula. Este ano o campeonato é mais desequilibrado que o de 1992 (Mansel + Suspensão Eletrônica + Willians) e de 2000 (Schumacher + Ferrari - Rubinho) e o campeonato brasileiro de 2006 juntos e elevado à sétima potência. É só por no Excell!

Com relação aos pilotos:

Em 2009, após cinco provas:
Dois vencedores (Vettel-1 e Button-4);
Quatro segundo lugares (Barrichello - 2 , Vettel -1 , Webber-1 e Heidfeld-1) e;
Quatro terceiros lugares (Button-1, Webber-1, Trulli-2, Glock-1).
Dobradinhas: 2 (Button+Rubens, 1º e 5º GP)


Em 2008, após os mesmos cinco GP's:
Três vencedores (Hamilton-1, Massa-2, Kimi-2),
Cinco segundo lugares (Raikkonen, Massa, Hamilton, Kubica e Heidfeld) e; Cinco terceiros lugares (Raikkonen, Hamilton, Kubica, Heikki e Rosberg).
Dobradinhas: 2 (Massa+Kimi, 3º GP e Kimi+Massa, 4º GP )


Em 2009: Oito pilotos conquistaram nove pontos ou mais, sendo Button o primeiro com 41 pontos, seguido de Barrichelo-27, Vettel-23, Webber-15,5, Trulli-14,5, Glock-12, Hamilton-9 e Alonso-9

2008: Nove pilotos haviam conquistados nove pontos ou mais, sendo que até aquele momento o primeiro era Kimi-35, seguido de Massa-28, Hamilton-28, Kubica-24, Heidfeld-20, Kovalaein-14, Webber-10, Alonso e Trulli-9


2009 – a diferença entre:
o primeiro e o segundo colocado no campeonato: 14 pontos
o primeiro e o terceiro: 18 pontos
o primeiro e o quarto: 25,5 pontos
o primeiro e o quinto: 26,5 pontos
o primeiro e o sexto: 29 pontos.

2008 – a diferença entre:
o primeiro e o segundo colocado no campeonato: 7 pontos
o primeiro e o terceiro: 7 pontos
o primeiro e o quarto: 11 pontos
o primeiro e o quinto: 15 pontos
o primeiro e o sexto: 21 pontos.


No campeonato de construtores a grande competitividade (ê, limonada!) propagada pelo novo regulamento também não se confirmou, chupa Galvão:

2009 – Apenas as duas equipes que venceram (B.GP-4, RBR-1) chegaram na segunda posição (B.GP-2, RBR-2) enquanto três fizeram a terceira posição (B.GP-1, RBR-1, Toyota-3) e Apenas cinco (de dez) estão com nove pontos ou mais (B.GP-68, RBR-38,5, Toyota-26,5, McLaren-13 e Renault-9).

2008- Duas venceram (Ferrari-4, McLaren-1), três chegaram em segundo (Ferrari-2, McLaren-1, BMW-2) enquanto quatro ocuparam o quarto posto (Ferrai-1, McLaren-2, BMW-1, Willians-1) , e sete (das onze) equipes estavam com nove pontos ou mais (Ferrari-63, BMW-44, McLaren-42, Willians-13, RBR-10, Renault-9 e Toyota-9).

Portanto, a competitividade piorou, o número de pilotos pontuando baixou o número de corridas de madrugada aumentou e as vitórias ficaram restritas ao desempenho da B.GP de Button, que leva ainda mais vantagem pela tradicional incompetência de Rubens aliada ao favorecimento que a equipe lhe dá!

Em 2008 (buááááá!) se a Ferrari dominava o começo de campeonato era a duras custas de briga interna (entre Felipe e Kimi e dos dois com a própria equipe: Didi, Dedé, Musum e Zacarias) e com intervenções pontuais de Luis Hamilton e do Robertão da BMW.

É só projetar os pontos da sexta etapa de 2008 (justamente o GP de Mônaco):

1º L. Hamilton, McLaren, 10
2º R. Kubica, BMW, 8
3º F. Massa, Ferrari, 6
4º M. Webber, RBR, 5
5º S. Vettel, STR, 4
6º R. Barrichello, Honda, 3
7º S. Nakahima, Willians, 2
8º H. Kovalacaralhonomedificil, McLaren,1

Com eles, o campeonato embolava pela 1ª e trocava de líder pela 2ª vez:
Hamilton-38, Kimi-35, Massa-34, Robert-32,Heidfeld-20, Heikki-15, Webber-15, Alonso-9, Trulli-9

Ferrari-69, McLaren-53, BMW-52, Willians-15, RBR-15, Renault-9, Toyota-9…

Portanto o regulamento (ê, limonada) só teria surtido efeito se a B.GP não existisse, mas como existe – e tem seus méritos por isso, tanto quanto Ferrari e McLaren e Willians em outros carnavais -, o regulamento é inócuo, exceto com relação a diminuição de custos, mas para isso era só fazer os carros da F3 subirem de divisão e ficava tudo certo! Ê, limonada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário