Copa União (1987). Motivo do nascimento e Sepultamento do Clube dos 13. |
O Flamengo foi Campeão da Copa União. Disso todo mundo já sabia.
A Copa União foi elaborada pelo Clube dos 13 e obviamente seu título não seria reconhecido pela CBF. Disso todo mundo já sabia.
A CBF decidiu reconhecer a Copa União e a conquista do Rubro-Negro Carioca com o rótulo "Campeonato Brasileiro"... disso eu não sabia!!!
Mas o que levou a CBF a reconhecer tal conquista e perder o único poder de barganha que tinha com o Maior Clube Brasileiro? Obviamente de graça não foi. Tampouco foram argumentos jurídicos, posto que não houve nenhum fato novo nos últimos 24 anos.
O Clube dos 13 surgiu diante dos desmandos da CBF e tinha a Copa União como um ícone de sua força. Mostrava à entidade que não precisava de sua homologação ou apoio para realizar qualquer competição.
Ricardo Teixeira sempre demonstrou sua vontade em destruir tal entidade. Era a pedra no sapato. Fez de tudo, moveu suas peças e tentou conquistar a Presidência na última eleição. Agora, interfere na renovação do contrato de transmissão com a Rede Globo.
A tentativa de golpe eleitoral foi afastada pela força do CRFlamengo e do São Paulo FC.
A partir desse ponto o Mr. Teixeira mostrou todo o seu poder. Retirou a copa do Morumbi prejudicando diretamente o SPFC. Transformou os dois maiores Campeões Brasileiros em meros espectadores concedendo títulos de "lambuja" à Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia. E de quebra, obviamente, não reconheceu o título de 1987 a Copa União - berço de nascimento do Clube dos 13 - prejudicando diretamente o CRF.
Mesmo "prejudicados", Flamengo e São Paulo permaneceram firmes, íntegros. Até que ocorreu a quebra.
O principal aliado rubro-negro, membro do Clube dos 13, resolveu reinvindicar a "Taça de Bolinhas". Tal formalidade, com dois de seus ídolos e seu Presidente, soou como uma afronta. Ato de Guerra. Não se tratava de troca de farpas entre diretorias ou provocações de torcedores. Tal ato aponta que o SPFC como entidade e membro do Clube dos 13 não reconhece a Legitimidade da Copa União e o Titulo do Flamengo.
E, vendo a quebra na confiança, Andres Sanches e Ricardo Teixeira deram o golpe de misericórdia no Clube dos 13, oferecendo o reconhecimento do Título de 1987.
Após um "Friend Fire" rolou o "Head Shot". Falta apenas a entidade presidida por Fabio Koff cair ao chão. O Flamengo precisava de um motivo para sair do Clube dos 13. Juvenal deu.
...
Depois dessa briga de "cachorro grande" (CBF x C13), resta saber o que fazer com o Sport. Sua única finalidade era cutucar os brios do Rubro-Negro carioca. Agora não tem mais função.
UPDATE:
O que realmente está por trás da briga pela transmissão dos jogos pela TV: a formação ou não da Liga dos Clubes brasileiros… - Cosme Rímole - R7 Record
UPDATE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário